Dica

7 dicas para evitar distrações enquanto estuda

Oiii gentee, tudo bem com vocês?
Eu sou super devagar quando o assunto é estudar , me distraio muito fácil e enrolo. Descobri algumas técnicas para  me ajudar e sim estão fazendo efeito!

image

O post de hoje traz 7 dicas para evitar distrações e ser mais produtivo no trabalho ou no estudo.

1. Identifique o problema

O primeiro passo é investigar as causas do problema. Isso permite compreender com Redes sociais? Cansaço? Chats? Celular? Excesso de trabalho? Estresse? Acúmulo de atividades? Desmotivação? Falta de organização? Em alguns casos, a distração pode ser patológico, mas é o menos comum.

2. Liste as prioridades, planeje

Visualizar o que precisa ser feito primeiro pode ajudar muito a focar, seja no trabalho ou no estudo. Tudo isso está ligado ao planejamento. O que precisa ser feito primeiro? Quais são as “coisas” mais importantes para hoje? Planeje o seu dia, a sua semana. Crie pequenas metas, de acordo com o que precisa ser feito. Alie o seu planejamento aos prazos. Anotar pode ajudar a manter a disciplina e a se concentrar naquilo que precisa ser executado. Agenda, calendário, programa de “lista de afazeres” são instrumentos para organizar a vida. Tudo isso é também uma forma de reflexão para lidar com aquilo que faz perder tempo.

3. Gerencie as distrações. Turn off!

Estabeleça um tempo e horário do dia para verificar os e-mails pessoais. Muitos especialistas aconselham verificar os e-mails pessoais apenas duas vezes ao dia – pela manhã e no fim do dia. Não entre nas redes sociais quando estiver realizando as tarefas da sua lista. Coloque o celular no silencioso quando estiver trabalhando ou estudando. Tire as notificações de aviso do seu celular. Coloque o celular no silencioso.  Entre somente no e-mail, redes sociais, chat se for por motivo de trabalho/estudo e, mesmo assim, estabeleça o tempo máximo para isso. Não atrapalhe o seu plano diário. Isso é disciplina e exige um grande esforço. É difícil, mas é possível. É claro que se você trabalha com o telefone, vai precisar fazer muitas ligações, mas tente focar no trabalho!

4. Exercício do temporizador

Muitos especialistas em produtividade sugerem usar um temporizador para marcar o tempo sem interrupções. Um exercício bastante interessante é iniciar marcando 20 minutos. Nesse tempo, tente não interromper a atividade que você tem que fazer, especialmente com redes sociais. Não é algo muito natural, mas pode evitar as “fugas de tempo”. Porque, dentro desse período, você deve focar somente na sua tarefa. Não verifique e-mails, entre em redes sociais. Depois de algum tempo, vá aumentando o tempo aos poucos. E, trabalhe com uma média de 50-60 minutos em uma mesma atividade. Tente parar para ir ao banheiro, alongar e beber água após esse período. Esse é um exercício para trabalhar a mente. Ao invés de trabalhar em uma tarefa até finaliza-la, tente fazer aos poucos, com pequenas pausas. Pode ser menos maçante e mais produtivo.

5. Ambiente favorável

Psicólogos já mostraram que a bagunça do ambiente pode aumentar as distrações. Por isso, para estudo e/ou trabalho, a mesa organizada pode fazer a diferença na produtividade. É claro que cada um possui o seu método, mas, “limpar” a mesa pode favorecer o cumprimento das tarefas diárias. Pode não ser o seu caso, mas vale pensar sobre isso.

6. Diga não!

Uma boa parte de motivo de perder tempo são tarefas desnecessárias. E há uma relação incrível com a dificuldade de dizer não. Você realmente precisa responder aquele e-mail imediatamente? Atender a ligação no seu período de trabalho/estudo? Pergunte se, realmente, você precisa se preocupar com isso?

7. Rotina saudável

Já pensou que os hábitos podem influenciar nas distrações? A rotina saudável ajuda também no trabalho. Durma o tempo recomendado. Faça pausas e alongue-se. No tempo livre, tenha lazer. Faça exercícios regulares para manter o corpo e a mente são. 

Espero que tenham gostado do post de hoje, beijinhos e até a próxima.

Anúncios

10 comentários em “7 dicas para evitar distrações enquanto estuda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s