Arquitetura · Faculdade

Minha faculdade: matéria Projeto Aplicado – Arte e Cultura

Oiii genteeee, tudo bem com vocês?

Na minha faculdade eu tenho uma matéria focada só em trabalho, durante o semestre fazemos um grupo, com média de 6 pessoas e escolhemos algo que tenha a ver com o tema proposto pelo professor. Esse semestre o tema era sobre Arte e Cultura, eu e meu grupo escolhemos fazer sobre o Arco do Triunfo de Paris, onde abordamos as obras de arte esculpidas no mesmo e toda sua história por trás.

Confesso que foi muito difícil de encontrar muitas coisas, mas com muita pesquisa e todos do grupo ajudando conseguimos fazer um trabalho apaixonante! Descobrimos coisas inimagináveis, conhecemos o processo de construção tanto  do Arco como também de Paris.

Com ajuda da Professora e Orientadora conseguimos finalizar o trabalho, e concluir o banner. A última etapa é apresentar o trabalho em uma feira de trabalhos de faculdade para avaliadores, onde teremos nossa avaliação final e um feed back sobre o que podemos melhorar para os próximos trabalhos.

Um pouco do trabalho:

Em 1805, o imperador francês, Napoleão Bonaparte, construiu o Arco do Triunfo em homenagem à sua vitória na batalha de Austerlitz. Projetado pelo arquiteto Jean Chalgrin e inspirado na arquitetura romana, tem 50 m de altura e 45 m de largura. Além do seu tamanho, o que se sobressai são suas esculturas, inscrições e quadros em altos e baixos relevos, referenciando às conquistas do exército francês e homenageando seus generais. Quem concluiu a obra foi o arquiteto Jean Nicholas Huyot em 1836.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Analisar características do movimento neoclássico no seu âmbito artístico.

Objetivos Específicos

  • Identificar a influência da arte da Antiguidade Clássica no Arco da Etoile;
  • Apresentar a simbologia da arte vinculada ao Arco da Etoile.

O Arco do Triunfo:

A construção carrega em si nomes de 128 batalhas e 558 generais e em sua base sepulta o “túmulo do soldado desconhecido”, um monumento erguido em 1921 com uma chama sempre acesa, representando os franceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e nunca foram identificados. Nos quatro lados do arco estão gravados os nomes das batalhas vencidas pelo exército de Napoleão Bonaparte (SULLIVAN, 2006).

O arco do triunfo exteriorizava a visão política de Napoleão na arte, criando um cenário para o exercício simbólico do poder, concretizando visualmente uma ideologia e se inspirando nos grandes imperadores romanos e em seus feitos. Porém com uma roupagem do estilo neoclássico, constituiu um marco simbólico da topografia parisiense tornando o arco do triunfo entrada de visitas solenes, retorno de uma campanha militar bem sucedida ou uma chegada de alguma figura importante, os arcos acentuavam o aspecto triunfal dessas cerimônias (STOIANI, 2002).

Eu espero muito que tenham gostado de saber um pouco sobre o meu trabalho sobre o Arco do Triunfo, deixe seu comentário dizendo o que achou e me deseje sorte porque ainda vou apresentar o trabalho! Beijinhooos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s